.

Blog Larmoní



A importância de um boa higienização dentária para aparelhos e implantes



Higienização dentária, dos implantes e dos aparelhos

Higienização dentária, dos implantes e dos aparelhos

O maior vilão dos dentes e gengivas é a placa bacteriana, também conhecida como biofilme dentário. Ela deve ser removida através de uma boa higienização dentária para aparelhos e implantes e forma frequente e eficiente, utilizando-se de todas as ferramentas que estão disponíveis no mercado, como escovas de dentes, fios dentais, escovas interdentais e unitufos, bochechos e até irrigadores orais.

Higienização dos dentes

Inicialmente devemos escovar, com movimentos de vai e vem, a parte mastigatória dos dentes posteriores, tanto da arcada superior como inferior, tomando cuidado para chegar até o último dente. Em seguida escovamos a parte da frente dos dentes, colocando a escova em 45° em direção a gengiva, de maneira que atinja a maior quantidade de placa bacteriana que se aloja nessa região, friccionando por 2 dentes, e em seguida fazendo a varredura para fora do dente, limpando assim toda a superfície do dente.

Devemos fazer isso em todos os dentes. Na região interna dos dentes anteriores (da frente), devido a curvatura não é possível fazer esse movimento, então devemos colocar a escova na vertical inclinado, varrendo da gengiva para fora.

O uso do fio dental pode ser feito antes ou após a escovação e deve ser feito, enrolando nos dedos indicadores, e levando em posição pelos polegares, onde entramos com o fio entre os dentes, penetrando um pouco na gengiva e percorremos toda a superfície de um dos dentes até o fio dental sair. Entramos no mesmo espaço e repetimos o movimento no outro dente. Devemos passar o fio dental em todos os dentes, mesmo que haja sangramento.

Outro aliado na higienização entre os dentes é a escova interdental, que faz a limpeza entre os dentes, próximo a gengiva, sendo indicado quando o espaço entre os dentes é muito grande, e o fio dental já não é tão eficiente.

Os bochechos e pastas de dente são importantes aliados na limpeza dos dentes e gengiva, mas são coadjuvantes, sendo a limpeza mecânica a mais importante. Existem vários bochechos, com diferentes indicações, como equilibrar o pH da boca, eliminar bactérias, remineralizar o esmalte, dentre outros.

Higienização dos implantes

A maior preocupação com relação aos implantes é quando eles sustentam uma prótese fixa, com vários dentes, pois entre os dentes não há como passar o fio dental. Por isso as escovas interdentais podem auxiliar limpando entre a prótese sobre implantes e a gengiva. Podemos utilizar também uma ferramenta chamada passa-fio, que parece com uma agulha de costura, mas de plástico, e flexível, para não machucar, onde amarramos o fio dental e conseguimos passar o fio por baixo da prótese sobre implante, laçando a prótese, passando o fio de um implante para o outro.

Existem vários tipos de fio dental, alguns específicos para limpeza nessa região. Além disso a melhor maneira de limpar as próteses sobre implante são os irrigadores orais, que funcionam como a “aguinha” do dentista, limpando por baixo da prótese.

É muito importante a limpeza das próteses sobre implante, principalmente as do tipo protocolo, pois o tártaro irá aderir também na superfície do implante e da prótese, podendo levar a uma infecção na gengiva ao redor do implante, chamada de Periimplantite, que da mesma maneira que perdemos dentes, também podemos perder implantes, por perda óssea ao redor dos mesmos. Por isso a remoção do protocolo para limpeza e controle radiográfico periódico anualmente é tão importante.

Higienização dos aparelhos ortodônticos

É muito comum haver dificuldade no controle da placa bacteriana na higienização dos dentes, quando estamos com um aparelho ortodôntico fixo instalado, principalmente para passar o fio dental. É aí que se faz necessário o uso do passa-fio, onde amarramos o fio dental na ponta dele, e conseguimos passar o fio entre o aparelho e o dente, possibilitando passar o fio dental. Outra ferramenta muito eficiente é a escova interdental, para limpar entre o fio ortodôntico e o dente. Existem ainda escovas de dente específicas para quem usa aparelho fixo, com cerdas maiores na borda da escova, formando uma caneleta bem onde ficam os braquetes.

Higienização de aparelhos e próteses “móveis”

Para os aparelhos removíveis (popularmente conhecidos como aparelhos móveis) existem substâncias efervescentes ou desincrustastes específicos para sua limpeza, e deve ser evitado o uso de pastas de dente para não arranhar a resina, que acaba favorecendo o acúmulo de placa na superfície do aparelho.

COPYRIGHT © 2018 - Larmoní Odontologia Avançada
ALL RIGHTS RESERVED.
Tel. (12) 3411-8204 - 9 9710-8878
E-mail: contato@larmoni.com.br

______________________________________________________

Avenida Charles Schnneider, 1236, sala 510
12040-000 - Taubaté - SP